top of page
Foto do escritorFlávio Leão

Transtorno de personalidade e transtorno por uso de substâncias: experiência brasileira com seis meses de seguimento

RESUMO

Objetivos

Poucos estudos brasileiros correlacionam transtornos de personalidade (TP) com transtorno por uso de substâncias (TUS). O objetivo deste estudo é verificar a associação entre eles, avaliar a frequência dos TP na população de dependentes químicos internados, correlacionar com características sociodemográficas, drogas de escolha, frequência de recaída, aderência a grupos de autoajuda e psicoterapia em até seis meses após a alta hospitalar.

Métodos

Uma amostra de 101 pacientes internados em dois hospitais foi selecionada. Os seguintes instrumentos foram aplicados: um questionário para identificação de características sociodemográficas e padrão de uso de drogas, algumas questões da sexta versão do ASI-6 (Addiction Severity Index), o SCID-II e algumas questões específicas sobre participação em grupos de autoajuda e em psicoterapia, bem como o uso de medicações.

Resultados

Destes 101 pacientes, 55,4% foram diagnosticados com TP, sendo evitativa (14,9%), limítrofe (11,9%) e antissocial (8,9%) as mais frequentemente encontradas. Pacientes com TP demonstraram ter feito uso mais precoce de crack na vida (p = 0,038) e também tinham mais tratamentos anteriores do que aqueles sem TP (p = 0,005). Pacientes com TP limítrofe estavam menos preocupados com o problema de abuso de substâncias (p = 0,003). Após seis meses de seguimento, nenhuma diferença estatística significativa foi encontrada entre pacientes com e sem TP acerca do uso de drogas ou aderência ao tratamento.

Conclusão

Uma alta prevalência de TP foi encontrada em pacientes internados por TUS. Pacientes diagnosticados com TP e TUS necessitam a identificação da comorbidade e das características de sua personalidade, a fim de planejar um tratamento mais abrangente e eficaz.

Transtorno por uso de drogas; transtorno de personalidade; comodidade; patologia dual



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page